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“O papel do Contabilista começa a ter um papel mais Relevante”

O mundo tem sofrido mudanças evidentes ao longo dos anos, e a Contabilidade também foi «alvo» dessas alterações, principalmente com a evolução da inovação e da digitalização. A Business Voice foi conhecer a Logifisco, uma marca reputada no domínio da Contabilidade, Fiscalidade e Consultoria Fiscal, tendo conversado com Elísio Correia, Sócio-Gerente da marca, que, em grande entrevista, abordou diversos temas, onde ficamos a conhecer um pouco mais das razões que levam a Logisfico a estar posicionada entre os melhores.

A LOGIFISCO tem vindo a perpetuar a diferença no seu mercado de atuação desde 2002, sendo que a sua presença tem sido marcada por uma estratégia incessante de empreendedorismo, inovação e valia para os seus clientes. Que balanço é possível perpetuar destes 23 anos de existência da marca?
Ao longo destes 23 anos de existência podemos considerar um Balanço muito positivo.
Para que hoje pudéssemos afirmar com orgulho que é um balanço extremamente positivo, é fruto de muito trabalho, muita dedicação, competência e sempre em constante atualização e muita afirmação nesta área de atividade em que cada vez há mais oferta, ao contrário de há 15 anos, por exemplo. Sempre tivemos e continuaremos a ter uma postura de não concorrência, mas sim de colaboração entre Colegas ou entre outros escritórios de contabilidade, também com muito orgulho de ao longo do tempo temos colaborado com Instituições de Ensino, daí que também podemos ser vistos de outra forma. Soubemo-nos sempre enquadrar com a realidade dos nossos clientes com as constantes mudanças tecnológicas e dos tempos e adaptar às constantes necessidades diferentes das que existiam no passado dado que o género de clientes que existiam antigamente são agora muito diferentes dos de agora devido à quantidade de nacionalidades diferentes que há agora no tecido empresarial português. O nível de escolaridade e tecnológico também é diferente e isso faz toda a diferença de há 23 anos atrás, onde muitos empresários, por exemplo, devido aos tempos do 25 de abril, forçosamente pouca escolaridade tinham. Havia exigência no nosso trabalho, mas a exigência era diferente como ao nível da tecnologia digital de destaque, que só começou a despontar há 20 anos. O que hoje qualquer criança brinca com qualquer aparelho tecnológico, antigamente não era assim, mas, em contrapartida, quem veio desses tempos anteriores a esta tecnologia de ponta tem uma mais valia, pois consegue resolver vários problemas que vão surgindo no dia a dia, ao contrário da geração mais recente que ficam sempre dependentes do resultado tecnológico em vez da sua cabeça.

A verdade é que a LOGIFISCO consegue apresentar um vasto leque de serviços em prol da satisfação dos seus clientes. No domínio da contabilidade, quais são os grandes desafios que se colocam à marca?
Ao longo dos anos fomo-nos atualizando e tirando proveito, cada vez mais, das novas tecnologias, dando uma margem de manobra e de trabalho completamente diferente de há 20 anos. Assim, conseguimos expandir cada vez mais as nossas ofertas de serviços e aumentar os nossos escritórios, isto devido à maior procura por parte dos nossos clientes e, dessa forma, conseguimos estar cada vez mais perto deles, se bem que efetivamente a Logifisco Contabilidade, apesar de por vezes falarmos em clientes, nós não temos clientes, nós temos sim, Parceiros de Negócios, e é desta forma que vemos esta relação comercial entre a Logifisco – Contabilidade, Lda. e os empresários de várias atividades que estão interligados a nós.
Somos um complemento de mais valia para a sua atividade. Durante o ano fiscal, mensalmente, para além do acompanhamento do cumprimento inevitável das obrigações fiscais, apoiamos de várias formas de modo a que o cliente possa cada vez ter mais sucesso na sua atividade, aliás o seu Sucesso é o Nosso Sucesso, é o nosso Objetivo. Anteriormente os contabilistas eram chamados de guarda livros e que, ainda hoje, por vezes, carinhosamente, alguns ainda nos tratam por esse nome, e com muito orgulho da nossa parte, porque efetivamente para fazer a contabilidade era sempre nos livros da contabilidade e estes andavam sempre “atrás de nós”. A tecnologia na altura era zero, ou seja, os tinteiros de hoje eram as nossas canetas e os portáteis e os google de hoje eram os livros de contabilidade, que, por vezes, não eram nada pequenos para caber tudo.
Conforme o surgimento de novas atividades comerciais e com a globalização dentro do nosso país, e devido à constante procura diferente da habitual, fomo-nos adaptando cada vez mais alargando os nossos serviços de modo a ir ao encontro dessa maior procura e, desta forma, também servir melhor ainda os nossos atuais e futuros Parceiros de Negócios. A Logifisco Contabilidade trabalha, cada vez mais, com empresários de várias nacionalidades dos cinco Continentes, o qual obriga também a não dominarmos só a contabilidade, mas também por exemplo multilingues, o qual também temos de estar atualizados e, para além das constantes formações que vamos tendo a nível contabilístico a nível nacional e estando sempre atentos às regras internacionais de contabilidade e obrigações fiscais de outros países para estar em sintonia com as obrigações fiscais do nosso país. Por vezes estão interligadas essas obrigações o que obriga da nossa parte a ter outra dinâmica diferente do que se só nos limitarmos aos empresários portugueses e aos prazos fiscais portugueses. Também a nível multilinguístico de forma a poder corresponder e não ser uma barreira linguística que vai impedir o apoio aos nossos parceiros de negócios estrangeiros.

Os tempos vão mudando e todos os setores são «obrigados» a adaptar-se. A contabilidade não «escapa» a este desígnio. De que forma é que vertente digital tem vindo a assumir-se como um pilar na atuação da LOGIFISCO?
A Logifisco, ao longo do tempo, de forma a não ficar para trás, tem vindo sempre a adaptar-se às novas realidades e aos novos desenvolvimentos digitais. Tem estado sempre a investir em termos de softwares informáticos, em novas atualizações informáticas e dos recursos humanos desta empresa de forma a poder responder sempre de forma mais eficaz e eficiente aos nossos parceiros de negócios e a outras entidades quando nos são solicitadas.

Qual tem sido o verdadeiro impacto da contabilidade digital na promoção da modernização das empresas em Portugal, especificamente no que concerne à eficiência e transparência financeira?
Para quem já acompanha a contabilidade desde os tempos “primitivos”, em que a Contabilidade era escriturada toda nos livros, e em que depois apareceu o sistema informático e a sua digitalização que veio revolucionar por completo o modo de fazer contabilidade. Com os novos softwares contabilísticos informáticos cada vez mais evoluídos, e em constante atualização, levando-os a ser mais eficazes, o impacto cada vez é maior em termos de eficiência e transparência financeira. Cada vez fica mais “visível” toda a informação financeira anual reportada pelas empresas, sendo mais fácil de avaliar o estado de uma empresa, como exemplo, hoje em dia, com o ficheiro SAFT da contabilidade, por norma, é o suficiente para uma inspeção das finanças ou para enviar para outro Colega que o substitua, pois temos lá a informação toda de uma forma transparente e intuitiva.

Acredita que hoje os empresários lusos já compreendem as vantagens e valias da vertente digital no domínio da contabilidade? Como é que estas podem tirar o máximo partido das novas tecnologias?
Nota-se que, cada vez mais, os empresários estão conscientes das vantagens e mais valias em termos digitais, mesmo a geração “mais antiga” que só agora, na sua fase final, é que tiveram que se adaptar a muito custo com os sistemas informáticos. Aos poucos foram-se rendendo e adaptando-se aos novos procedimentos informáticos. Por outro lado, a maior parte dos empresários mais novos já nasceram com as novas tecnologias, ou seja, já faz parte do seu ADN e, como tal, aceitam bem com a maior das facilidades e são também os grandes impulsionadores na adaptação das novas tecnologias.

No contexto da Contabilidade e na ligação à inovação e digitalização, como é que têm preparado para dar respostas concretas nesta dinâmica? Que mudanças veio o digital aportar ao universo da Contabilidade?
O digital veio promover novas mudanças na Contabilidade, facilitando e simplificando cada vez mais o trabalho do Contabilista em novos procedimentos, nos softwares que cada vez estão mais intuitivos. Destaco também, desde o aparecimento dos ficheiros SAFT e do efatura, por acréscimo cada vez mais os softwares da contabilidade com a interligação com o e-Fatura veio dar uma nova evolução em novos procedimentos contabilísticos, o que faz com que haja cada vez uma maior inovação de como explorar a contabilidade de forma mais eficiente e ir cada vez mais ao encontro das expetativas de todos os profissionais da área e a quem lhes é sistematicamente exigido cada vez mais variado tipo de informação contabilística.

Afinal quais são as principais vantagens da Digitalização da Contabilidade? É legítimo afirmar que é na celeridade de processos que podemos analisar a grande vantagem desta ligação, ou seja, Contabilidade e Inovação? Ou existem outras valias?
As grandes vantagens da Digitalização da Contabilidade são a sua eficácia e a maior rapidez com que se pode dar resposta aquando nos são solicitados elementos contabilísticos diversos ou no seu cumprimento mensal e anual de todas as obrigações fiscais. Veio dar um grande impulso em termos de trabalho em si, beneficiando assim todas as pessoas que estão interligadas com a Contabilidade de forma direta ou indireta, podendo assim agilizar processos mais rápidos de modo a ter-se uma resposta mais rápida. De facto, também existem outras valias, que têm a ver também com os recursos humanos, porque apesar destas “facilidades tecnológicas” os recursos humanos continuam a ser a maior Mais Valia tanto na área da Contabilidade como em outras áreas, porque a conduta profissional e competente do recurso humano é o garante do êxito dos objetivos traçados, apesar de tudo o Ser Humano continuar a ser o responsável e o garante do cumprimento de tudo o que é delineado.

Um dos principais pontos de preocupação é a segurança dos dados financeiros. Com a digitalização dos processos contabilísticos, devem as empresas de adotar medidas rigorosas de proteção contra possíveis ataques cibernéticos e exposição de informações confidenciais? De que forma é que a LOGIFISCO promove essas preocupações aos seus clientes?
Tal como outras atividades económicas, a Contabilidade não é indiferente e estando cada vez mais desenvolvida a nível digital e face à sua responsabilidade, tendo dados contabilísticos e financeiros confidenciais, tem obrigatoriamente de se atualizar, investir e adotar cada vez mais sistemas informáticos com sistemas mais rigorosos de proteção de dados e contra proteção de possíveis ataques cibernéticos. Não é um gasto, mas sim um investimento em tecnologia que todos os dias está em constante mutação, obrigando a promover constantes e novas atualizações, novos procedimentos nos softwares informáticos, porque os vírus informáticos estão cada vez mais sofisticados.
A Logifisco tem uma grande interligação com os seus parceiros de negócio, dado que acompanhamos o modo informático de como fazem os seus negócios, estamos sempre atentos e aconselhando sempre que necessário para que façam novas alterações e novos investimentos tecnológicos, evitando surpresas indesejáveis e assim possam estar tranquilos e focados somente no seu negócio.

De que forma é que esta era digital traz também melhorias à profissão de Contabilista?
Esta era digital trouxe bastantes melhorias à profissão de Contabilista. Alterou por completo o trabalho do Contabilista, facilitando assim o seu trabalho significativamente, que é incomparável com a profissão de Contabilista de há 30 anos. Indo ao encontro ao que já tinha referido anteriormente, ou seja, veio trazer mais rapidez, maior dinâmica, mais eficiência a esta atividade, apesar de continuar a ser uma atividade exaustiva devido ao cumprimento obrigatório de todos os prazos fiscais, sob penalização, através de coima, o não respeito desses prazos. Por outro lado, existe também o reverso, pois conforme existe esta maior rapidez, as outras entidades, quando nos solicitam elementos contabilísticos, estão cada vez mais à espera que sejamos mais rápidos a dar resposta ao solicitado.

É legítimo afirmar que a era digital está a redefinir o papel do contabilista, permitindo que este assuma uma posição de maior relevância junto dos clientes?
De facto, com esta era digital cada vez mais desenvolvida, o papel do Contabilista começa agora a ter um papel mais relevante para os clientes, e que antigamente eram vistos como apenas guarda livros, ou seja, serviam principalmente para fazer a escritura da contabilidade e do apuramento de impostos e pouco mais. Nota-se à muito tempo uma visão dos Contabilistas que esse trabalho é apenas uma parte do que nos é solicitado Os empresários cada vez estão mais interessados na opinião de gestão dos Contabilistas, e procuram em nós um apoio mais válido da nossa parte para os ajudarem e aconselharem em novos investimentos empresariais e novas dinâmicas de trabalho. Hoje em dia, muitas das reuniões de trabalho com os empresários são sobre isso, porque de resto as obrigações fiscais continuam a ser feitas, mas passam agora para um segundo plano.

Quais são os grandes desafios que colocam à LOGIFISCO para 2025 e de que forma é que a marca pretende continuar a apostar na vertente da digitalização no setor?
Os grandes desafios da Logifisco para 2025 é continuar a mostrar o porquê de após 23 anos de existência ainda se manter em crescimento, estando, cada vez mais, em evolução, fruto da nossa competência e do bom trabalho reconhecido por muitas das partes. Começou com um escritório no Algarve, em Olhão, tendo agora três escritórios mais um no Algarve em Portimão e outro no Porto. Dada a expansão geográfica que teve ao longo dos anos de forma assim a poder responder com maior proximidade, maior rapidez e eficiência devido à procura pelo seu trabalho reconhecido e ao aumento dos serviços que cada vez mais temos. Somos cada vez mais procurados por novos clientes estrangeiros para ajuda nas suas obrigações fiscais ou de apoio no seu empreendedorismo empresarial no nosso país o que nos obriga a ter outra responsabilidade e outra dinâmica do qual já faz parte do nosso ADN. Vamos continuar a colaborar com várias Instituições de Ensino, principalmente académicas, como até agora, contribuindo assim no aparecimento de novos contabilistas certificados. Temos também uma Responsabilidade Social evidente, até pela realidade difícil dos dias de hoje, e apoiamos, de forma direta e indireta, várias Associações sem fins lucrativos e temos como objetivo aumentar ainda mais o nosso apoio.
Na vertente da digitalização do setor, vamos continuar sempre no investimento digital de modo a que cada vez mais possamos responder rapidamente e de forma mais eficaz aos nossos Parceiros de Negócios.


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