PORTUGAL EM DESTAQUE COM 50 MARCAS PRESENTES NUMA DAS FEIRAS MAIS PRESTIGIADAS DO MUNDO DO DESIGN
Paris acolhe, entre 15 e 19 de janeiro de 2026, mais uma edição da Maison&Objet, uma das feiras de referência mundial nos setores de mobiliário e design de interiores. Portugal está representado por 50 marcas nacionais, que, durante quatro dias, apresentam ao público e a profissionais do setor o melhor do design Made in Portugal.
A presença das marcas da Fileira Casa Portuguesa na icónica cidade parisiense marca o início de um novo ano de intensa atividade, reforçando a importância do mercado francês, que se posiciona como maior comprador da fileira, responsável por 32% das exportações do setor.
Para Joaquim Carneiro, presidente da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), que coordena a participação portuguesa, “a presença de 50 marcas numa feira consolidada como a Maison&Objet evidencia a excelência e a sofisticação do design nacional. É também uma demonstração inequívoca da capacidade de Portugal se afirmar nos mercados internacionais.”
Esta ação de promoção insere-se no Projeto Conjunto de Internacionalização da APIMA, apoiado pela AICEP, com cofinanciamento da União Europeia no âmbito dos programas COMPETE 2030 e PORTUGAL 2030, representando um investimento acima de um milhão de euros e mais de 1200m2 de espaço expositivo.
A edição de 2026 da Maison&Objet reúne 2.300 marcas distribuídas por sete pavilhões, incluindo 500 novas marcas, abrangendo seis setores distintos. O programa integra ainda 25 conferências e uma seleção das 100 melhores referências da cidade, oferecendo aos visitantes uma visão abrangente das tendências, da inovação e da excelência do design contemporâneo.
Janeiro marca o regresso das empresas portuguesas aos principais palcos internacionais, com diversas marcas do cluster a reforçarem, uma vez mais, a sua presença na capital francesa, na Paris Déco Off, entre 14 e 17 de janeiro.