Apps for Good 2025: Conheça os Projetos Vencedores da 11ª Edição

Já são conhecidos os vencedores da 11ª edição do Apps for Good, o programa educativo do CDI Portugal que volta a mostrar como a criatividade, a tecnologia e a colaboração podem transformar comunidades e preparar os jovens para o futuro. A final decorreu a 16 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, reunindo cerca de 30 projetos de alunos do ensino básico e secundário de todo o país, com propostas inovadoras para desafios reais nas áreas da educação, saúde, igualdade de género, indústria, inovação, sustentabilidade, ação climática, cidades e comunidades sustentáveis, erradicação da pobreza, justiça e instituições eficazes.
**VENCEDORES ENSINO BÁSICO**
1º PRÉMIO: SURI – Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico
ODS 9 - Indústria, inovação e infraestruturas
Uma pulseira com tecnologia RFID e aplicação de gestão de grupos, proporcionando controlo, geolocalização e alertas em saídas escolares, visitas de estudo, lares e eventos.
2º PRÉMIO: MOB.in – Escola Secundária Fernando Namora, Amadora
ODS 10 – Reduzir as desigualdades
Dispositivo inteligente que aumenta a mobilidade e autonomia de pessoas invisuais, pensado para contextos urbanos e escolares.
3º PRÉMIO: Welcome To Portugal – Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão
ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis
Uma app de apoio à integração de imigrantes em Portugal, com assistente virtual, filtros de habitação e emprego, tradução de documentos, apoio em tempo real e mapas de pontos úteis.
**VENCEDORES ENSINO SECUNDÁRIO**
1º PRÉMIO: Water Shield – Escola Secundária de Nelas
ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis
Sistema de nebulização ativado por sensores ou manualmente, utilizando água da chuva ou de poço para criar um escudo protetor, alertando bombeiros e incluindo plano de evacuação.
2º PRÉMIO: Horta do Cedo – Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto
ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis
Solução de cultivo hidropónico inteligente, com sensores, IoT e IA, capaz de produzir até 50 plantas sem solo durante todo o ano, ideal para casas, restaurantes e espaços urbanos.
3º PRÉMIO: Smart Feed Pets – Escola Secundária de Tondela
ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis
Solução inteligente para alimentar animais remotamente, utilizando reconhecimento facial e leitura de microchip para garantir que cada animal recebe a alimentação adequada.
**OUTRAS DISTINÇÕES ESPECIAIS**
O PRÉMIO PÚBLICO, atribuído por votação no site do Apps for Good, distinguiu a app HAWK (Helping Around With Kindness), da Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, Madeira (ODS 3 – Saúde de qualidade). Esta aplicação, pensada para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, oferece ajuda em tarefas domésticas, acompanhamento médico, compras e lazer, funcionando com o apoio de voluntários e entidades locais.
PRÉMIO MELHOR APP EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS – CENTROS EDUCATIVOS foi entregue aos jovens do Centro Educativo da Bela Vista que, através do projeto Young Private Life (ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes), apresentaram uma App em forma de jogo que promove a integração e valoriza comportamentos positivos entre os jovens dos Centros Educativos.
O PRÉMIO ESCOLA foi entregue à Escola Secundária de Nelas, reconhecendo, assim, o seu percurso de participação em várias edições e o compromisso da sua comunidade estudantil com a inovação, o desenvolvimento de competências digitais e o envolvimento dos alunos em projetos de impacto social.
O PRÉMIO JOVEM ALUNA .PT, que destaca o papel das mulheres na tecnologia e incentiva a diversidade no setor, foi atribuído a Mara Fernandes, da Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto, membro do projeto Horta do Cedo, reconhecendo o seu contributo e inspirando outras jovens a seguir o caminho da inovação tecnológica.
O PRÉMIO MELHOR APP DAS ESCOLAS PORTUGUESAS NO ESTRANGEIRO foi para a Escola Portuguesa de Moçambique que entrou em competição com o projeto projeto OportuniMoz, enquadrado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 – Trabalho digno e crescimento económico. Esta aplicação inovadora foi idealizada para ligar jovens a oportunidades de trabalho em Moçambique.
PRÉMIO UPCOMING EDUCATORS que destaca a aplicabilidade da metodologia do Apps for Good em contexto universitário para futuros professores, foi atribuído à solução Focus Mind da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, uma plataforma que ajuda os alunos a partilhar ideias e fazer projetos e aos professores apoia com novas formas de ensinar.
O PRÉMIO ELECTRONICS FOR ALL atribuído pela Synopsys, um dos parceiros Apps For Good, foi entregue ao projeto MOB.in da Escola Secundária Fernando Namora e ao projeto Smart Feed Pets da Escola Secundária de Tondela.
O PRÉMIO 2.0, que destaca os trabalhos dos jovens que que já participaram em edições anteriores do Apps for Good, foi entregue ao projeto Fire Stop, apresentado pela Escola Secundária de Nelas.
Apps For Good: 11 Anos a Inspirar Gerações
A 11ª edição do Apps for Good evidenciou o crescimento de uma comunidade de escolas, professores e alunos comprometidos com a inovação educativa e a transformação social. Ao longo do ano letivo, 158 escolas participaram no programa, sendo que 69% já tinham estado presentes em edições anteriores, o que revela a continuidade e o reconhecimento do valor do Apps for Good, e 79% integraram-no no currículo escolar.
No total, 337 professores estiveram envolvidos, dos quais 53% já participaram em mais do que uma edição, demonstrando familiaridade e empenho com a metodologia do programa. Destaca-se ainda que mais de metade dos professores envolvidos trabalharam com alunos com necessidades educativas especiais, sublinhando a natureza inclusiva do Apps for Good.
O programa envolveu 3207 alunos, dos quais 65% dos alunos frequentam o ensino regular, 31% o ensino profissional e 4% a formação de adultos, ilustrando, assim, a diversidade do público-alvo.
O Apps for Good, na sua 11ª edição, mantém-se como um programa educativo tecnológico inovador, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de escolas públicas e privadas, em equipa, para experienciar o ciclo de desenvolvimento de um produto e criar aplicações para smartphones ou tablets, mostrando como a tecnologia pode transformar comunidades. Em onze anos, mais de 28.500 alunos, 1.800 professores e 700 escolas idealizaram milhares de soluções tecnológicas, tornando o Apps for Good uma referência na educação para a inovação e o impacto social.
João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, sublinha que “o programa Apps for Good do CDI Portugal tem uma ligação muito direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na medida em que procura capacitar jovens para criar soluções tecnológicas que atendam a problemas reais da sociedade e do meio ambiente. Através dessa iniciativa, os jovens são incentivados a desenvolver aplicações que promovem inovação e infraestrutura sustentável. Além disso, o Apps for Good contribui para a educação de qualidade, ao proporcionar uma formação prática e inclusiva na área da tecnologia, preparando os jovens para os desafios do século XXI. Ao abrir oportunidades para que jovens de diferentes contextos tenham acesso à tecnologia e à inovação, o programa ajuda também a diminuir desigualdades.”
A 11ª edição do Apps for Good termina com a certeza de que a inovação está nas mãos das novas gerações e de que a tecnologia pode – e deve – ser usada para criar impacto positivo nas comunidades. A próxima edição já se prepara para continuar a inspirar e transformar vidas em todo o país.