Pesquisar

Utilizamos cookies para garantir que tenha a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a utilizar o nosso site, você aceita o uso de cookies e a nossa Política de Privacidade.

“Tencionamos ser o Parceiro ideal para o nosso Cliente e não apenas um mero serviço de contabilidade”

A Business Voice foi conhecer a AA Consulting, e esteve à conversa com André Oliveira Antunes, CEO da marca, e que revelou como a mesma tem vindo a ser edificada, desde a sua génese, através de pilares como a transparência, o rigor e a excelência, sendo um player com capacidade para dar resposta às necessidades de empresas e empresários, através de serviços contabilísticos e de fiscalidade. Digitalização do setor da Contabilidade e segurança de dados foram alguns dos pontos abordados. Saiba tudo pela «voz» do nosso interlocutor, a nossa personalidade de capa.

A AA Consulting é um parceiro de excelência que tem vindo a calcorrear um caminho assente em pilares como a excelência, a transparência e o rigor, tendo como principal desiderato promover mais valias aos seus clientes. No sentido de contextualizar o nosso leitor, quais são as principais caraterísticas da marca e de que forma perpetuam valor aos vossos clientes?
A AA CONSULTING prima pela proximidade ao cliente. Desde 2018 que a equipa tem vindo a crescer para oferecermos uma reposta multidisciplinar aos nossos clientes de forma rápida e rigorosa. Tencionamos ser o parceiro ideal para o nosso cliente e não apenas um mero serviço de contabilidade, assim apostamos na formação contínua e na, cada vez maior, oferta de serviços de consultoria de gestão, claro está, associados à contabilidade. Entendemos que a contabilidade hoje em dia tem muitos aspetos de gestão que devem ser explorados e dados a conhecer para os empresários tomarem decisões conscientes e responsáveis para atingirem o sucesso.

A liderança da AA Consulting é resultado de um sentido de dedicação que predomina desde o primeiro dia. Desde a sua edificação, esta mesma liderança é impulsionada por dedicação, espírito inovador e um conceito diferenciado de proximidade ao cliente. Olhando para esta dinâmica, como define o crescimento da marca em Portugal?
Temos tido um bom crescimento e de forma sustentável. O nosso crescimento deve-se à confiança que demonstramos e está evidenciada pela escolha dos nossos clientes nos nossos serviços. Se no início tínhamos de procurar clientes, o que é normal, neste momento são os clientes que nos procuram quer seja por iniciativa própria quer seja por recomendação de clientes que nos acompanham há já algum tempo e se sentem confortáveis com o nosso serviço.

Quais são as principais valias que a marca aporta ao mercado e respetivos clientes e de que forma é que a mesma assume um papel de parceria transparente e rigorosa com os seus clientes?
Sendo a transparência um dos pilares basilares da AA CONSULTING os clientes tendem a estreitar a relação com a nossa equipa e só assim, efetivamente, se consegue acrescentar valor às empresas e empresários que são nossos clientes. Não tememos qualquer obstáculo pois temos a plena consciência que temos meios humanos e tecnológicos para prestar um serviço de excelência e de parceria com todos os que nos procuram.
Desejamos ser referência para empresas que em determinada altura estiveram num cenário deficitário, mas que com o nosso apoio, conhecimento técnico e dedicação conseguiu inverter esse mesmo cenário.

A verdade é que o mundo mudou e o digital, a aposta nas tecnologias e na inovação tem sido cada vez mais recorrente. Antes de tudo, de que forma é que a AA Consulting olha para o digital e como tem apostado nesta vertente?
É inevitável aceitar que o digital faz cada vez mais parte do nosso quotidiano e nesta área – da contabilidade e gestão – tem assumido um papel importante.
Temos, nós próprios, investido em sistema tecnológicos modernos que conseguem gerar informação em tempo real e ainda no decorrer de 2025 será disponibilizada uma plataforma para os nossos clientes terem acesso à sua informação em tempo real.
O digital deixa-nos mais tempo para dedicar à consultoria de gestão, reuniões com clientes e outras tarefas dado que muitas tarefas administrativas da contabilidade já se encontram automatizadas com o rigor pelo qual nos pautamos.

No contexto da Contabilidade e na ligação à inovação e digitalização, como é que têm preparado para dar respostas concretas nesta dinâmica? Que mudanças veio o digital aportar ao universo da Contabilidade?
O digital tem sido um grande aliado da contabilidade no que toca à automatização de processos como o arquivo digital que faz com que todos os documentos estejam disponíveis a qualquer altura, a análise de relatórios numa primeira fase e outras mudanças que se têm vindo a notar neste contexto.
Temos tentado testar as melhores e mais fiáveis formas de tornar a contabilidade cada vez mais digital e de fácil acesso a empresários e empresas.
A vertente mais conservadora de alguns clientes ainda nos obriga, de bom grado, a manter tudo fisicamente arquivado o que mantemos como prática também.

Sente que hoje as empresas estão preparadas e mais recetivas a esta vertente da digitalização e inovação no universo da Contabilidade?
Vivemos em dois mundos. O mundo dos empresários conservadores que gostam da contabilidade da forma mais clássica e que, na AA CONSULTING, oferecemos na mesma com o mesmo rigor e dedicação pois nunca devemos esquecer o passado apesar de estarmos sempre com olhos no futuro.
Por outro lado, temos o mundo das empresas e empresários cada vez mais progressistas e dinâmicos para os quais não faz sentido a forma clássica de organização, contabilização, disponibilização de informação, dando mais atenção aos resultados imediatos. Por isso temos um sentimento mútuo por ambas as situações, mas cremos que o futuro passará pelo digital quase a cem por cento.

Afinal quais são as principais vantagens da Digitalização da Contabilidade? É legítimo afirmar que é na celeridade de processos que podemos analisar a grande vantagem desta ligação, ou seja, Contabilidade e Inovação? Ou existem outras valias?
A digitalização da contabilidade tem a grande vantagem a desmaterialização dos documentos e a poupança de espaço físico nas estruturas sejam elas das empresas ou dos gabinetes de contabilidade.
A digitalização torna os processos mais céleres, sim, e disponibiliza tempo para outras funções e tarefas de crucial importância como a análise de relatórios, preparação de apresentações, reuniões com clientes e tomada de decisões. Acreditamos que ter o processo de digitalização bem implementado torna a informação contabilística de rápido acesso e de forma fiável.

Um dos principais pontos de preocupação é a segurança dos dados financeiros. Com a digitalização dos processos contabilísticos, devem as empresas de adotar medidas rigorosas de proteção contra possíveis ataques cibernéticos e exposição de informações confidenciais? De que forma é que a AA Consulting promove essas preocupações aos seus clientes?
Trabalhamos e utilizamos diariamente tecnologia que blinda o acesso a terceiros a qualquer tipo de informação seja ela confidencial ou não. Temos uma rede de apoio à proteção de dados devidamente certificada e deixamos sempre ao critério do cliente que tipo de informação deseja digitalizada.
Asseguramos que o que nos for autorizado no processo de digitalização está seguro.

De que forma é que esta era digital traz também melhorias à profissão de Contabilista?
As grandes melhorias é o tempo disponível que se ganha, por exemplo, para cumprimento de obrigações, cada vez mais e com prazos apertados, visto que o nosso calendário fiscal é apertado para tanta tarefa. Outra grande vantagem do digital, como já referido, é o tempo disponível para tarefas de gestão e aconselhamento aos nossos clientes.

Como é que a aposta na contabilidade digital pode ajudar na tomada de decisão estratégica das empresas? Sente que hoje, em Portugal, já se começa a ver esta vertente de aposta na Contabilidade Digital e nas valias que promove e fomenta?
Dado que a informação está “on-demand” a contabilidade digital é fonte essencial para a tomada de decisões de forma rápida e precisa.
Portugal é um país, muito burocrático e desafiante, que não olha para o futuro da mesma forma que países vizinhos. Portugal tem vindo a mostrar alguns avanços, mas estamos longe de considerar, a nível legislativo, o digital ter igual valor ao material. Ainda se gosta muito do papel, do requerimento assinado e tantas outras formas antiquadas de agir. Talvez demoremos mais de uma década a ficar digitais nesta área dado que não tem havido abertura para tal no que toca ao sector da contabilidade. O grande desafio será mesmo desmaterializar tudo e tornar a vida das empresas e empresários mais simples e no que respeita ao contabilista ter mais tempo para ajudar os seus clientes na gestão do negócio.

Falando do Digital, é inevitável abordar o tema da Inteligência Artificial. Que impacto pode ter a IA na vertente da Contabilidade, Fiscalidade e outras vertentes similares?
A IA poderá vir a ter um importante papel no mundo da contabilidade e da fiscalidade se for criada de forma rigorosa e precisa. Atualmente está longe disso o que leva a muitos erros de interpretação na pesquisa de informação. No futuro poderá ser um aliado precioso, mas agora poderá tornar-se um inimigo pois ainda é fonte de muita desinformação o que poderá colocar em causa as informações prestadas por contabilistas, fiscalistas e gestores, visto que todos gostam de ir pesquisar pelos próprios meios informação.

Quais são os grandes desafios que colocam à AA Consulting para 2025 e de que forma é que a marca pretende continuar a apostar na vertente da digitalização no setor?
Como referido tencionamos ter uma app disponível na Google Play e na APP Store criada por nós próprios dedicada apenas aos nossos clientes que terá uma base de dados de conhecimento e acessos a informações personalizadas.
Vamos continuar o processo de digitalização de documentação contabilística e apostar na apresentação dessa informação aos nossos clientes.


Mais Artigos Relacionados "Atualidade"