“Ser um Líder é uma responsabilidade diária, mas também um Privilégio”
Mulher Líder, Cibele dos Santos Tadim Neves Spindola, Empresária e Advogada da Tadim Neves Advocacia, falou com a Business Voice sobre o seu trajeto, assegurando que o que mais a apaixona na advocacia é a possibilidade de encontrar soluções para desafios complexos e oferecer segurança jurídica para os seus clientes. Saiba mais.
No sentido de contextualizar o nosso leitor, começo por lhe pedir para partilhar um pouco do seu percurso profissional. Que marcos são para si mais simbólicos e quais os desafios que, ao longo do seu trajeto, teve de enfrentar?
A minha trajetória profissional teve início em 2009, quando me tornei advogada, e em 2011, dei um grande passo ao fundar o Escritório de Advocacia Tadim Neves. Desde o início, a minha intenção era criar um espaço onde a advocacia fosse exercida com transparência, proximidade e excelência no atendimento ao cliente.
Um dos marcos mais simbólicos da minha jornada foi a expansão do escritório, que começou com uma unidade na Zona Leste de São Paulo e, ao longo dos anos, cresceu para três unidades na cidade, contando com uma equipe de 35 colaboradores. Outra grande conquista foi o reconhecimento da minha atuação no setor jurídico, sendo convidada a participar de uma audiência no Tribunal de Falências dos Estados Unidos dos Estados Unidos da América.
Entretanto, essa jornada não foi isenta de desafios. Consolidar um escritório em um mercado altamente competitivo exigiu, e ainda exige, muita resiliência e estratégia. Outro grande desafio foi a internacionalização dos meus serviços, o que exigiu um aprofundamento nas regulamentações jurídicas de diferentes países e um trabalho árduo para construir uma rede de clientes e parceiros de outros países.
Fale-nos um pouco do Escritório de Advocacia Tadim Neves e de que forma é que o mesmo tem vindo a pautar a sua existência através de uma dinâmica de proximidade com o cliente e com o mercado?
O Escritório de Advocacia Tadim Neves nasceu do meu compromisso em oferecer um atendimento jurídico eficiente, humanizado e de excelência. Sempre acreditei que o Direito deve ser acessível e compreensível para todos, e é com essa mentalidade que estruturamos a forma de atuação do escritório.
Atuamos em diversas áreas, incluindo Direito Trabalhista, Previdenciário, Tributário, Cível, Família e Sucessões, Internacional, Criminal e do Consumidor, garantindo uma abordagem multidisciplinar e personalizada para cada cliente. Além disso, investimos fortemente em tecnologia e inovação, com um sistema de processos digitais, que melhora a gestão interna e proporciona mais agilidade na condução dos casos.
O nosso diferencial está na proximidade com o cliente. Acreditamos que cada caso deve ser tratado com atenção individualizada, e por isso, garantimos um acompanhamento próximo e transparente. Esse compromisso tem nos permitido crescer e consolidar nossa reputação no mercado, atendendo clientes tanto no Brasil quanto em países como Japão, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Haiti, Argentina e Suíça.
Escolher a área do Direito como profissão, geralmente, está associado a um profundo interesse na justiça e na resolução de conflitos. Neste sentido, o que a motivou a seguir esta carreira? O que mais a apaixona nesta área de atuação?
O Direito sempre me fascinou pela sua capacidade de transformar vidas e garantir justiça. Desde cedo, percebi o impacto que a advocacia pode ter na defesa dos direitos das pessoas e na construção de uma sociedade mais justa. Foi esse desejo de atuar na proteção e garantia dos direitos dos cidadãos que me motivou a seguir essa carreira.
O que mais me apaixona na advocacia é a possibilidade de encontrar soluções para desafios complexos e oferecer segurança jurídica para meus clientes. Além disso, tenho um grande interesse pela produção acadêmica, o que me levou a escrever livros e artigos jurídicos, incluindo uma de minhas obras, “O contrato de trabalho intermitente”, reconhecido pela Rádio TV Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) como uma obra de referência na área.
Esta sua função traz consigo uma liderança acrescida. Como líder feminina no setor do Direito, que valores ou princípios norteiam a sua abordagem ao liderar uma equipe ou gerir operações dentro do Escritório de Advocacia Tadim Neves?
Liderar um escritório de advocacia exige comprometimento, visão estratégica e sensibilidade para gerir pessoas. Sempre procurei estruturar a minha liderança com base em valores sólidos, como ética, inovação e valorização da equipe. A minha abordagem baseia-se na capacitação constante ao investir no desenvolvimento profissional dos meus colaboradores, incentivando formações e atualizações.
Não só isso, um ambiente inclusivo e colaborativo permite que cada membro da equipe se sinta valorizado e motivado a melhorar. Mantenho sempre a transparência e comunicação com minha equipe, garantindo um ambiente onde todos possam contribuir com ideias e soluções. Ser um líder é uma responsabilidade diária, mas também um privilégio. Ver o crescimento profissional dos meus colaboradores e o impacto positivo do nosso trabalho nos clientes é algo que me inspira continuamente.
Na atualidade, começamos a ver cada vez mais Mulheres em posições de Liderança no setor do Direito. Para si, que análise perpetua deste crescimento feminino no setor e o que é necessário continuar a fazer para que este cenário seja ainda mais equilibrado na presença de Homens e Mulheres no setor?
O crescimento da liderança feminina no Direito é uma conquista essencial e irreversível, mas ainda há muito a ser feito. Hoje, vemos mais mulheres a ocupar espaços de destaque, o que reflete a capacidade, competência e preparação que sempre tivemos. No entanto, desafios como a desigualdade salarial, a menor presença feminina nos tribunais superiores e as dificuldades de ascensão profissional ainda persistem, onde há apenas uma mulher entre os onze ministros do Supremo Tribunal Federal , enquanto nos seus 132 anos de existência, apenas três mulheres estiveram entre os membros.
Para que esse cenário seja mais equilibrado, é fundamental garantir igualdade de oportunidades para mulheres em cargos de liderança, assim como implementar políticas de equidade salarial dentro das instituições jurídicas, começando dos escritórios de advocacia para promover a conscientização e o combate ao preconceito de género no setor. O caminho já está a ser trilhado, mas precisamos de continuar a avançar para garantir um ambiente mais justo e igualitário para todas as profissionais do Direito.
Na sua opinião, como é que a diversidade de género pode impactar positivamente o setor jurídico, tanto em termos de resultados quanto de cultura organizacional?
A diversidade de género traz riqueza de perspetivas, ampliando a forma como as questões jurídicas são analisadas e solucionadas. Um ambiente profissional mais diverso contribuí para decisões mais equilibradas e justas, pois diferentes pontos de vista são considerados. A equidade de género não é apenas uma questão de justiça, mas também de eficiência e inovação no setor jurídico e nos demais setores.
Quais conselhos daria a jovens mulheres que estão a começar a sua carreira no Direito e que aspiram a ocupar posições de liderança?
O meu conselho para as jovens advogadas é: acreditem em si mesmas e nunca subestimem a vossa capacidade. Sei que o caminho pode ser desafiador, mas a dedicação, o conhecimento e a persistência são as chaves para o sucesso. Sugiro que invistam na sua formação e especialização constantemente, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais desafiador. Construam uma rede de contatos forte e procurem mentoria com profissionais com expertise no assunto e, acima de tudo, sejam focadas e determinadas em seus sonhos.
A legislação e as políticas de igualdade de género estão a evoluir, mas em que pontos precisamos de melhorar?
Ainda há muito a ser feito, especialmente em combate à desigualdade salarial entre advogados e advogadas, observando também a necessidade de uma maior presença feminina nos tribunais superiores e novas políticas que incentivem a equidade e a inclusão de mulheres.
Que mensagem lhe aprazaria deixar a todas as Mulheres presentes no setor do Direito?
A todas as mulheres no setor do Direito, a minha mensagem é de inspiração, coragem e persistência. A nossa presença na advocacia, na magistratura e em todas as áreas do meio jurídico é essencial para a construção de uma sociedade melhor.
Ainda há desafios a serem superados, mas cada conquista abre portas para outras mulheres. Que possamos continuar a rompendo barreiras, ocupando espaços de liderança e promovendo a igualdade com competência, ética e persistência.
Cibele dos Santos Tadim Neves Spindola é advogada, empresária e escritora, técnica em contabilidade, especializada em Direito do Trabalho pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Mestra em Direito do Trabalho pela PUC-SP e doutoranda pela Florida Christian University, nos Estados Unidos. Foi premiada como Personalidade Feminina do Ano de 2022 pela International Business Magazine. Doutoranda pela Florida Christian University, nos Estados Unidos. É fundadora do escritório de advocacia Tadim Neves, que atua nas áreas de Direito Trabalhista, Direito Civil, Direito Previdenciário, Direito de Família e Sucessões, Direito Criminal, Direito do Consumidor e Direito Internacional.