Uma Mulher diferenciada na Advocacia
Sara Macias, Advogada e Founder da Macias y Associados, Sociedade de Advogados, é hoje uma reputada profissional no direito em Portugal e abordou, em entrevista à Business Voice, o papel da Mulher no universo da justiça, assegurando que “na área do direito não conheço barreiras diferentes para homens ou mulheres”.
No sentido de contextualizar o nosso leitor, começo por lhe pedir para partilhar um pouco do seu percurso profissional. Que marcos são para si mais simbólicos e quais os desafios que, ao longo do seu trajeto, teve de enfrentar?
Depois de 30 anos de advocacia a par de uma carreira na Banca, o meu sentimento é de profunda gratidão pelas oportunidades de mercado que ao longo dos tempos foram surgindo, a confiança quer das Instituições quer dos clientes que nunca deixaram de acreditar na capacidade de encontrar soluções. Como marcos simbólicos são todos os desafios que me proporcionaram um crescimento profissional e me fizeram acreditar que esta profissão é desafiante para emocionalmente compensadora.
A Sara Macias é Advogada e Founder da Macias y Associados, Sociedade de Advogados, uma marca de enorme relevo e bastante conceituada na praça pública. Fale-nos um pouco do crescimento da marca e como é que descreve o seu papel no seio da marca?
A Macias nasceu de uma cisão de um antigo escritório, quando acreditámos que era possível crescer de forma independente, aliada a uma vontade de pensar diferente e com uma abordagem de Law Boutique onde o empenho técnico e o nosso compromisso pessoal eram os motes para estabelecer relações de confiança com os nossos clientes.
Nunca nenhum dos nossos elementos se distanciou desta missão e destes valores, pelo que o meu papel é tão importante quanto o de outro colega. Todos temos valias e skills diferentes, seja pela área do direito com que mais nos identificamos seja pela forma como comunicamos, mas todos temos o mesmo espírito de solucionar e criar estratégias de sucessos.
Esta sua função traz consigo uma liderança acrescida. Como líder feminina no setor direito, que valores ou princípios norteiam a sua abordagem ao liderar uma equipa ou gerir operações dentro da Macias y Associados?
Ah! Eu não sei se lidero a equipa ou se é esta que me lidera a mim ...
A liderança hoje é de acompanhamento, de aprendizagem mútua, de beneficiar mutuamente com o conhecimento individual de cada um, de partilha entre todos os elementos, não quero nada que haja protagonismo de nenhum de nós!
Na atualidade, começamos a ver cada vez mais Mulheres em posições de Liderança no setor do Direito. Para si, que análise perpetua deste crescimento feminino no setor e o que é necessário continuar a fazer para que este cenário seja ainda mais equilibrado na presença de Homens e Mulheres no setor?
O crescimento feminino no mundo do Direito nos últimos 50 anos deve-se à evolução de toda a sociedade civil, dos direitos que a geração antes de mim conquistou e que hoje permite o livre acesso da profissão com dignidade.
Se analisarmos os números do crescimento do género feminino nas Universidades e em particular no curso de Direito estes são representativos do número de mulheres depois a advogar, é o percurso natural da transição do mundo letivo para o mercado de trabalho.
A presença feminina nas posições de liderança tem vindo a aumentar, mas ainda existem desafios. Quais acredita que são as principais barreiras para as mulheres no setor do direito e como podemos superá-las?
Atualmente na área do direito não conheço barreiras diferentes para homens ou mulheres, o mercado está é cada vez mais competitivo e apenas os bons conhecimentos técnicos marcam a diferença.
Quais conselhos daria a jovens mulheres que estão a começar a sua carreira no direito e que aspiram a ocupar posições de liderança?
Work Hard! Construam uma reputação sólida imbuída de compromissos com a excelência; desenvolvam estilos profissionais diferenciados.
Aprimorem habilidades de liderança ativa, desenvolvam habilidades de inteligência emocional com as equipas que integram e criem pensamento estratégico e racional nas soluções a apresentar aos clientes. No mundo em particular do Direito, mantenham-se sempre atualizadas sobre mudanças legislativas e tendências internacionais nos sectores a que se dedicarem.