Pesquisar

Utilizamos cookies para garantir que tenha a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a utilizar o nosso site, você aceita o uso de cookies e a nossa Política de Privacidade.

“Acredito ser fundamental esta aprendizagem”

A Business Vioice esteve à conversa com Luís Afonso Macias Gameiro, Advogado Estagiário da Macias Y Associados, que nos deu a conhecer a importância do estágio no domínio do direito, pois “reforçou a minha confiança e preparou-me ainda mais para os próximos passos da minha carreira na advocacia”.

Quais são os maiores desejos e expectativas de um advogado estagiário em Portugal, seja na construção de uma carreira independente, na integração em uma grande sociedade de advogados ou na especialização em uma área de destaque?
Enquanto Advogado estagiário, nos últimos cerca de dois anos, sempre desejei ter a possibilidade de intervir nos processos que me eram confiados, isto é, que o patrono que me orientasse o estágio depositasse confiança no meu saber e experiência para me deixar produzir trabalho e depois retificar e explicar o que deveria ser a estratégia para esse processo. Acredito ser fundamental esta aprendizagem para um advogado estagiário que queira tanto exercer em prática individual como em sociedade.

De que forma é que a Ordem dos Advogados e as instituições de ensino podem melhorar o suporte aos advogados estagiários, preparando-os melhor para a realidade do exercício da profissão e para os desafios do acesso à advocacia plena?
O Curso de Direito das faculdades em Portugal ainda se debruça em demasia no teórico, e acredito que certos colegas quando se deparam com casos reais ainda não estão preparados para se guiarem sozinhos, por isso um estágio sob orientação de alguém ligado ao mundo real da advocacia ajude a preparar para os desafios da profissão, que imediatamente deixam de ser teóricos. A nossa Ordem nesse aspeto foi obrigada a mudar os seus estágios, que na minha opinião em quase nada beneficiam os advogados estagiários. Um ano a estagiar na profissão, em termos absolutos, em nada ajuda ao crescimento de um estagiário.

Como advogado estagiário da Macias y Associados, que significado tem para si esta oportunidade e que balanço pode fazer do período em que está presente na orgânica e quotidiano da marca?
Foi na Macias y Associados que iniciei o meu percurso profissional, como advogado estagiário tive oportunidade de acompanhar processos de perto e gerir esses mesmos processos sob orientação da Dra. Sara Macias. A confiança depositada em mim para lidar com questões desafiadoras e contribuir para decisões estratégicas foi um grande estímulo para o meu crescimento. Essa responsabilidade permitiu-me desenvolver um pensamento jurídico mais estruturado, aprimorar a minha capacidade analítica e fortalecer a minha autonomia na abordagem de casos. O balanço desta experiência é, sem dúvida, muito positivo. Sinto que evoluí significativamente, não apenas no domínio técnico do Direito, mas também na forma como encaro desafios e tomo decisões. A experiência na Macias y Associados reforçou a minha confiança e preparou-me ainda mais para os próximos passos da minha carreira na advocacia.



Mais Artigos Relacionados "Business Voice"