“Ser Mulher é poder ser o que se quiser”

Com 32 anos de existência, a Transportes Galegas, Lda é aquilo que se pode denominar por uma empresa de génese familiar, mas com uma visão global. Mónica Gomes Ferreira, Sócia Gerente, lidera, em conjunto com o seu irmão, Márcio Ferreira, a marca e deu à Business Voice a sua visão sobre o seu trajeto e sobre a importância de existirem cada vez mais mulheres no setor dos transportes.
A Transportes Serra Galega, Lda. encontra-se no mercado há mais de três décadas, mais concretamente desde 1990, data em que iniciou a sua atividade no mercado transportador nacional e internacional. No sentido de dar a conhecer a marca ao nosso leitor, quais são as principais mais valias que a transportes Serra Galega apresenta ao mercado e que balanço é possível perpetuar destes 35 anos de atividade?
A empresa iniciou a sua atividade a 20 de janeiro de 1993. Está cá há 32 anos a criar soluções. Somos uma empresa familiar, criada pelo meu pai, que era uma pessoa extremamente resiliente e com valores assentes numa grande capacidade de trabalho aliada ao compromisso, honestidade, flexibilidade e respeito. Somos a segunda geração, e, em conjunto com o meu irmão, Márcio, demos precisamente continuidade com as mesmas crenças e com um foco muito simples: honrar o nosso pai.
A mais valia que trazemos a este mercado é o facto de assumirmos todos os trabalhos desde a carga anual até à diária com elevado sentido de responsabilidade e compromisso perante todos os envolvidos. Somos efetivamente bastante versáteis no nosso ramo e tentamos ter sempre capacidade de resposta e soluções para que cada cliente não se preocupe com os transportes. Temos orgulho em que o cliente nos delegue essa responsabilidade, com todos os desafios inerentes, e que no fim fique satisfeito e volte a contactar-nos.
O balanço destas mais de três décadas de atividade é positivo, intenso, constantemente desafiante, muito arriscado, mas é a atividade que conhecemos e onde gostamos de trabalhar. Aliás, se assim não fosse não seria para nós. Colocamos em todos os trabalhos e clientes a dedicação e profissionalismo que nos ensinaram. A atenção ao cliente, o tentar agilizar e fazer com que tudo seja executado por forma a que todos saiam satisfeitos e realizados do processo que é uma operação de transporte, muitas vezes complicada, mas é para isso que existimos, para fazer acontecer.
A Mónica Ferreira é a Sócia Gerente da marca, assumindo, portanto, um lugar de destaque no que concerne à liderança da mesma. Que estilo de liderança tenta promover na dinâmica e orgânica da marca?
Com normalidade, e hoje em dia, tranquila, mas sempre bastante responsável e atenta. Deleguei funções e confio.
De que forma é que se assume como uma líder que perpetua uma dinâmica de inclusão e de espírito de grupo em prol dos desideratos da marca?
Relativamente à dinâmica de inclusão, digamos que informo toda a equipa da chegada de novos membros, e peço que os recebam como se fossem eles a chegar. Que haja entreajuda para que todos se sintam bem e para que todos possamos evoluir em termos pessoais e profissionais. Inclusive temos pessoas de várias nacionalidades.
Na sua opinião, quais são os principais desafios que as mulheres enfrentam ao assumir posições de liderança neste mercado específico, ou seja, dos transportes, um setor que ainda é composto maioritariamente por homens?
Os principais desafios estão na atividade em si. Na gestão e no desenvolvimento do próprio negócio. Na minha opinião a Mulher tem que se posicionar, não pode estar preocupada com o que o colegas homens acham. Tem de ser competente, imparcial e inteligente. A humildade pode fazer a diferença neste sector. O facto de questionares os teus colegas, ou mesmo colaboradores sobre a sua opinião… a troca de ideias.
Sente que hoje o paradigma mudou no que concerne à presença de Mulheres líderes no setor dos transportes, tendo-se tornado uma área em que cada vez mais mulheres singram no mesmo? O que ainda falta para que este quadro seja ainda mais repleto de Mulheres Líderes?
Atualmente as mulheres estão também mais presentes nesta área de negócio, o que é bastante interessante e positivo, pois trouxeram mais equilíbrio e praticidade. Acho que só falta as mulheres quererem e estarem rodeadas de pessoas ao seu nível ou superiores.
Como é que a diversidade de género pode beneficiar o mercado dos transportes?
Tenho uma opinião simples sobre este tema tão em voga hoje em dia, onde parece que o género é o cérebro. O género não pode nem deve influenciar o desempenho profissional. O talento, a capacidade de trabalho, o compromisso, a responsabilidade, a ambição, a honestidade, assim como outros valores não têm género. Juntos fazemos melhor.
A terminar, quais são os grandes desafios que se colocam à Transportes Serra Galega e para si para 2025?
O nosso maior desafio para 2025 é gigante, ou seja, superar-nos diariamente e continuar focados no propósito e objetivo que é continuar a satisfazer os nossos clientes e levar o nome da marca mais longe.
Como Mulher de sucesso, que mensagem lhe aprazaria deixar a todas as Mulheres que pretendem enveredar por este setor?
O meu conselho a todas as mulheres que estão a pretender iniciar é que sejam muito humildes, persistentes, dedicadas, crentes, focadas, trabalhadoras, responsáveis, ambiciosas e acima de tudo rodeiem-se de pessoas que possam acrescentar. Ser Mulher é poder ser o que se quiser.