AEP comemora 176 anos e distingue empresas, personalidades e instituições

A AEP – Associação Empresarial de Portugal distinguiu, no mês em que comemora 176 anos, três empresas associadas, duas personalidades e uma instituição.
As empresas, condecoradas por serem associadas da AEP há 50 anos, são:
JPS Cork Group – Jorge Pinto de Sá
Recebeu o diploma em representação do associado da AEP Jorge Pinto de Sá, Lda, admitido em 4 de novembro de 1974, o presidente do JPS Cork Group, Jorge Pinto de Sá.
Socitrel – Sociedade Industrial de Trefilaria
Recebeu o diploma em representação do associado da AEP Socitrel – Sociedade Industrial de Trefilaria, SA, admitido a 24 de maio de 1974, o CEO, Carlos Limpo de Faria.
Mecanarte – Metalúrgica da Lagoa
Recebeu o diploma em representação do associado da AEP Mecanarte – Metalúrgica da Lagoa, Lda, admitido em 30 de dezembro de 1975, o presidente, Daniel Figueiredo.
Na categoria de Sócios Honorários, que agracia personalidades, empresas ou instituições que, por serviço importante prestado à atividade empresarial ou à AEP, se tornem merecedores desta distinção, a AEP condecorou:
INESC-TEC
Pelo seu papel no apoio ao desenvolvimento das empresas, o Conselho Geral da AEP atribuiu, por unanimidade, a categoria de Sócio Honorário ao INESC-TEC.
Elisa Ferreira
Pelo seu percurso na defesa da economia do país e a sua sensibilidade para a atividade empresarial, o Conselho Geral da AEP atribuiu, por unanimidade, a categoria de Sócio Honorário a Elisa Ferreira.
Francisco Pinto Balsemão
Pelo seu desempenho como empresário e gestor, bem como ao serviço da causa pública, o Conselho Geral da AEP atribuiu, por unanimidade, a categoria de Sócio Honorário a Francisco Pinto Balsemão.
A cerimónia aconteceu, ontem, dia 8 de maio, durante um almoço na sede da AEP, na Avenida da Boavista, no Porto, com os órgãos sociais da AEP e os agraciados.
A AEP – Associação Empresarial de Portugal (antiga Associação Industrial Portuense) foi fundada em maio de 1849 com o objetivo de “desenvolver e aperfeiçoar a indústria – instruir e educar as classes laboriosas – introduzir entre nós auxílio mútuo e o melhoramento da condição dos operários – e todas as vantagens legaes que a indústria possa obter d’uma tal reunião”.
Ao longo de 176 anos, a atividade da AEP tem-se centrado sempre nos vetores de atuação estabelecidos nos seus primeiros Estatutos: a defesa dos interesses da indústria portuguesa, a divulgação de informação económica e tecnológica, a formação profissional e a promoção dos produtos e serviços portugueses.
A AEP é a maior associação empresarial de Portugal, com o estatuto de Câmara de Comércio e Indústria, desenvolvendo um amplo trabalho de apoio às atividades económicas portuguesas em diversas áreas e de defesa e promoção dos interesses da comunidade empresarial.
Tem sido um parceiro privilegiado dos governos na discussão dos assuntos relevantes para o desenvolvimento da economia portuguesa, com assento no Comité Económico e Social Europeu.
Os seus serviços em prol do desenvolvimento são reconhecidos, sendo Membro Honorário das Ordens do Infante D. Henrique, Mérito Agrícola e Industrial (Classe Industrial) e Ordem Militar de Cristo.